As Surras por Telefone – I

Oi gente! Título um tanto inusitado, né? Afinal, alguém aí já levou uma surra por telefone?

Com certeza não. Mas muita gente já levou uma surra por causa do telefone, tudo por culpa de uma mania que fez muito sucesso lá pelos anos 90. Quem viveu bem a época com certeza vai se lembrar dos serviços de disque: disk-pizza, disk-esfiha, disk-farmácia, disk-tudo-o-que-se-possa-imaginar. O que hoje se pode facilmente pedir por aplicativos, naqueles tempos se pedia por telefone, e já era conhecido o código de discagem gratuita, normalmente iniciado por 0-800, os famosos “zero-oitocentos”.

Mas nem toda discagem era grátis, e ao contrário, algumas até cobravam bem cobrado, normalmente um valor de alguns reais por minuto de ligação. Em tempos onde não havia comunicação via internet (ou em que a internet era precária e tinha um custo alto), a garotada fazia o quê para se distrair? Exato: usava o telefone! Nos anos 80, ter um aparelho dentro de casa era basicamente um luxo, pois as linhas eram bem caras, e muitas famílias recorriam a telefones públicos ou pediam para usar o aparelho do vizinho, do comerciante ou até do local de trabalho. Já nos anos 90, o telefone estava mais acessível, e não era raridade o pessoal ter uma linha própria. Com certeza a comunicação ficou mais fácil, mas ainda era muito caro fazer chamadas interurbanas, e as conhecidas “chamadas a cobrar” foram o pesadelo de muita gente, hehe!

Também foi nessa época que veio a popularidade do chamado Tele-900 (o “telenovecentos”). Para quem não conhece, aqui tem uma explicação abreviada.

Tele900 foi um serviço telefônico muito ativo no Brasil na década de 1990. Recebeu esse nome devido aos seus números de telefone possuírem o prefixo 0900. Era operado por empresas como EmbratelTeleTV e Telesp. Muitas empresas, principalmente emissoras de TV e estações de rádio, usavam o Tele900. 

O serviço oferecia sorteios e interatividade para telespectadores em programas de televisão, além de uma variedade de serviços telefônicos, como Tele-Sexo, Tele-Namoro, Tele-Piadas com Ary Toledo, Tele-ChavesWalter Mercado e Seus Videntes (de consulta astrológica e esotérica), entre outros. As empresas que ofereciam os serviços de Tele900 cobravam um valor fixo por minuto dos usuários, que podia chegar a quantia de até R$ 5,00 por minuto. O Tele900 gerou inúmeras controvérsias devido às inúmeras reclamações de consumidores que começaram a se sentir lesados. Em 1997, arrecadou cerca de R$ 270 milhões a partir das ligações telefônicas.

Após a privatização do setor de telefonia no Brasil, a partir de 1998, o Tele900 foi proibido pela Justiça, a pedido do Ministério Público Federal.

…………………………………………..

As empresas de telecomunicações, que não eram nem um pouco tolas, começaram a investir em propagandas voltadas para o público infanto-juvenil, apelando inclusive para a popularidade de personagens como os do Maurício de Souza, e o Chaves e Chapolin (cujos programas eram transmitidos nas tardes do canal SBT). Os gibis da época continham anúncios com os números bem em destaque, conforme mostram as imagens a seguir. Essa propaganda sequer informava o custo de um minuto de ligação.

Havia o aviso de que por ser um serviço classificado como Disque-200, as ligações feitas a partir da cidade de São Paulo (sede das empresas que administravam essas chamadas), seriam cobradas como ligação local, enquanto qualquer chamada feita de fora da capital paulista teriam o valor de chamadas interurbanas.

Sejamos realistas: alguma criança super fã da Turma da Mônica iria pensar nisso antes de pegar o telefone e teclar esses sete números para ouvir a voz dos personagens preferidos? 

A mesma jogada de marketing era vista nesse anúncio, que prometia dar dicas de passeios e programas culturais.

“Para não dizer que não avisaram”, deixavam esse recadinho no final:

ATENÇÃO: Se você morar fora da Cidade de São Paulo, avise o papai antes de ligar, pois as ligações serão cobradas como interurbanas. Não se esqueça!

Mas sim, é evidente que muita gente se esquecia… Bem como se esquecia de “avisar o papai” antes de ligar, ou então achava que se não devia ligar do aparelho do papai, não havia problemas se ligasse usando o telefone da vovó, do vovô, do titio ou até o da professora…

Outro personagem bem popular no início dos anos 90 foi o Pelezinho, que também ganhou o seu serviço de disque.

Mesmo quando o número informado era um Tele-900, havia o aviso de que as ligações feitas de fora da área onde ficava o serviço de telefonia seriam mais caras, conforme consta nessa propaganda que também inclui o personagem Chico Bento.

Possivelmente houve reclamações às empresas, por elas não deixarem informado o valor do minuto de uma ligação para historinhas gravadas que duravam pelo menos três minutos (isso fora o tempo de espera para ser atendido, as ligações caídas e as chamadas reiniciadas), e então os valores começaram a aparecer nos rodapés. Bem discretos…

Nota-se que os valores começavam variando entre R$ 1,59 até R$ 1,90 por minuto. Porém, os reajustes foram rápidos. Poucos anos depois, o minuto da chamada já estava custando em torno de R$ 2,95, como se vê em um anúncio veiculado em um gibi do final da década.

Sem contar os Tele-900 apresentados em propagandas da televisão aberta. Alguns daqueles voltados para o público adulto, como os disques-eróticos, chegavam a custar R$ 7,90 por minuto. Imaginemos o desfalque que muitos(as) pré-adolescentes e adolescentes da época deram em suas famílias, querendo passar um longo tempo escutando a voz sensual da bonitona que aparecia de lingerie em plena tarde na televisão aberta, ou do gogo-boy gostosão que besuntava os músculos com óleo em frente à câmera…

Se a propaganda tinha fácil acesso à gurizada, como os pais poderiam controlar e evitar que os filhos tomassem o aparelho de telefone e discassem esses “números mágicos”? 

Bom, antes da moda do Tele-900, ainda nos anos 80, muitos tentavam a famosa técnica do cadeado no telefone…

Mas há dois problemas nisso: o primeiro é que crianças, como se sabe, são criaturas “danadas”, e também bastante espertas quando encasquetam com alguma coisa. Muitos(as) petizes dos anos 80 descobriam bem rápido como usar um pedaço de arame, ou qualquer coisa semelhante, para desbloquear esse antiquado aparelho de telefone…

O segundo problema é que os aparelhos comercializados nos anos 90 já tinham outros modelos, como os telefones de tecla (e não de disco) e os móveis de base fixa.

Com isso, a “farra do cadeado” chegou ao fim; consequentemente, acabou o controle dos pais sobre para onde os filhos telefonavam.

Aí vem a corriqueira pergunta: e o que tudo isso tem a ver com spanking?

A resposta já vem pronta: com tantos estouros de contas telefônicas, muita gente daquela época sentiu o chinelo cantando no bumbum, ou o peso da mão ou do cinto dos pais, só por causa de algumas conversas inocentes com os personagens preferidos… 

Um outro personagem chamado Orelhão, o Coelho Malucão (curiosamente, orelhão era o nome que se dava aos telefones de rua), foi o culpado de muitas surras por aí, como se vê nesse reclame que ficou no ar entre a metade e o final daquela década. Com o “pequeno” valor de R$ 6,00 por minuto de chamada…

Vamos ver o que dizem alguns dos depoimentos:

…………………………………………..

(em 2019)

@fernandaaaaa111

Kkkk hj com 32 anos ainda me lembro desse comercial… Vira e mexe me pego cantando. Kkkk lavagem cerebral kkkk

…..

(em 2024)

@jonathandionizio6686

Esse comercial ficou 4 anos passando incansavelmente na TV. Ficou de 94 a 98 passando todos os dias.

…..

(em 2021)

@dianaresenhareceitas

Gente que saudades. Eu liguei do trabalho do meu pai mas no 900 55 11. Eu tinha 9 anos. A voz era de uma mulher fazendo uma voz meio q infantil, eu logo reparei. Ah e nao me contou historias. Perguntou o que eu ia jantar, se eu gostava de bife. Meu prato favorito. Quantos anos eu tinha. Eu confesso que fiquei bem decepcionada kkkkk

…..

(em 2019)

@ContrabandoUnderground

Nossa, eu lembro que uma vez eu liguei todos os dias pro coelho malucão e ele nunca nos atendeu, era sempre um coelho com outro nome que pedia pra gente ligar de novo pra falar com o malucão. No fim do mês a conta veio 400R$ e nem preciso falar quem apanhou pra kct kkkkk

…..

(em 2019)

@nattyrashi

Fiz a mesma coisa e o castigo foi tão inesquecível que procurei o comercial até hoje! Agora preciso encontrar o de historinhas da turma da monica! hahahaha

…..

(em 2021)

@fabionunes2793

Mano, os caras ficaram ricos com isso. Eu e minha irmã mais nova fizemos exatamente a mesma coisa kkkk

…..

(em 2021)

@pamelasato5455

Eu tbm fiz o mesmo,meu avô quase teve um treco quando chegou a conta,e não esqueço do número 900-5511,queria ver o comercial anterior.

…..

(em 2021)

@jonathandionizio6686

@pamelasato5455 eu fiz o da historinha da monica porque o meu pai deixou uma vez. Mas o do Coelho Malucão eu nunca fiz e se eu fizesse escondido o meu pai ia ficar malucão e ia me deitar o cacete

…..

(em 2019)

@Susimiao

Eu e a minha prima ligamos pra esse coelho e ficamos a tarde toda ouvindo histórias… ainda bem que eu fui embora antes da conta telefônica chegar… tadinha da minha prima, levou uma surra daquelas kkk

…..

(em 2023)

@roniemedeiros3018

eu levei uma surra tb

…..

(em 2024)

@girleidematias7009

Maldito Coelho muita gente apanhou por causa dessa praga

…..

(em 2021)

@barbaralima1062

Gente, chocada! Eu lembrei que quando eu era criança, no primeiro mês que meus pais instalaram telefone fixo, a conta veio 200 reais. Gente, quase fali minha família. 200 reais nos anos 90 era muita grana! Só ligando pra esse coelho desgraçado.

…..

(em 2023)

@erickkaranbarbosa2285

Apanhei por causa do valor da conta… 120,00 reais, e hoje vejo que o salário mínimo era 120,00 reais… Nossa da tristeza de lembrar e eu nem consegui falar com o coelho, era chamada automática.

…..

(em 2021)

@eliseumoreiradosreis

Entre as inúmeras histórias do pessoal que ligavam para os 0900 da vida eu tb me dei muito mal ligando para o tal coelho, jovem pan para ouvir os gols da rodada entre outros. Conclusão: conta telefônica nas alturas e meu pai furioso comigo.

…..

(em 2024)

@reklamento

Essa modinha ridícula do “zero novecentos”, que foi a pior dos anos 90, fez MUITA mãe de criança botar cadeado no telefone!

…..

(em 2021)

@klarice825

Quando era o 900.55.11 a conta veio uns R$900. Eu ligava todos os dias. Nem preciso contar o resto né?!

…..

(em 2022)

@Guilherme-uj1ts

Eu liguei pro coelho malucão e pro chaves, ficava mais de 1 hora no telefone. Num dia ligava pro coelho e no outro ligava pro chaves, como ficava mais de 1 hora no telefone, no fim do mês a conta veio uns 850 R$ e claro tomei uma surra

…..

(em 2023)

@canaldokllebinho7537

Eu tenho uma raiva desse coelho eterna kkkk, dei mó prejuízo pra minha madrinha ela quase me mata quando veio a conta kkkkk

…..

(em 2023)

@paulogomes4992

Esse comercial marcou a minha infância.

…..

(em 2023)

@gleidsonsousa7102

A minha tbm. Com as cintadas kkkkkkk

…..

(em 2020)

@losmorgados

Se hoje já é caro 6 reais por ligação, imagina na época, 1998 o salário mínimo era 130 reais

…..

(em 2020)

@francielezanetti2744

Pensei exatamente isso. Eu que gastei mil reais nisso. Meu pai teve que parcelar a conta

…..

(em 2021)

@ericacaldeira10

Eu liguei algumas vezes, só ouvi a saudação e desligava com medo da conta, resumindo de ligação em ligação veio 400 00 minha mãe foi na telefônica reclamar parece eles tiraram o valor da conta e contaram do que se tratava, muitos pais tiveram problemas com esse maluco kkkkkk A música me lembro até hoje

…..

(em 2022)

@gcrlucena41

E oq aconteceu com vc???

…..

(em 2024)

@jonathandionizio6686

O Malucão deixou muitos pais malucos na época

…..

(em 2022)

@emunah

Puts. Eu dublei esse Coelho kkkkk. E na época tinha um departamento inteiro na Vimeltary em SP, Lapa que atendia esse número fazendo o coelho! kkk

…..

(em 2022)

@gcrlucena41

Pqp vc tomou dinheiro do povo kkkkk

…..

(em 2022)

@jonathandionizio6686

Sorte que os pais não descobriram na época, pois eles depois de malucões por causa da conta iriam fazer sessão de linchamento

…..

(em 2021)

@brunamartinsortega1

Genteeeeee eu liguei tanto pro Coelho malucão, na época veio uns 500,00 pau a conta, mas não era esse era o 900-55-11 um mais antigo, meus pais quiseram me matar!!! E ele falava assim espera aí que vou chamar meu amiguinho e me deixava pendurada na linha hahahaha que nostalgia

…..

(em 2022)

@easylikesundaymorning

o coelho que te rouba

…..

(em 2023)

@franciscomoreira8699

O mundo sem internet!!!!

…..

(em 2024)

@mirinhinha

Nossaaaaa kkkk na época eu ligava para o 900 55 11 parecia a voz do Alvin os esquilos, eu viajava com as historinhas deles imaginando uma casa feita de chocolate, rio de chocolate kkkkk e a conta de telefone meu Deus.

…..

(em 2023)

@darlandklark

Ligar no 0900 e ainda como diz na legenda R$ 6,00 o minuto, caramba kk, a mulecada que ligava escondido deve ter apanhado horrores

…..

(em 2024)

@johnatandionizio6686

Com certeza! Os pais ficavam malucões quando recebiam a conta do Coelho Malucão! E em seguida os filhos apanhavam até ficarem malucos de tanto levar sova

…..

(em 2022)

@Guilherme-uj1ts

Ligava todo dia pelpcoelho malucão ficava 1 hora no telefone, quando a conta chegou a chinela cantou

…..

(em 2022)

@MVintageCultura

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Era uma isca para as crianças! Kkkkkkkkkk

…..

(em 2022)

@Offttrap

Esse coelho pelo jeito fez muita criança apanhar

…..

(em 2021)

@nanicobufador7045

Já liguei pro Orelhão, usando um “orelhão”!

…..

(em 2022)

@grlucena41

Kkkkk o bom é q no orelhão ñ acontecia nda

…..

(em 2022)

@t-farias9304

Esse Coelho Malucão lascou minha vida, até hoje meus pais lembram quando a conta chegou… eles que ficaram malucão

…..

(em 2022)

@superanonimous8303

o nogy do canal 90 uma vez já ligou pra isso, ele ficou uns 5 minutos tentando ver, e o negócio comeu os créditos. Ele disse que ñ lembra o valor da conta, mas q foi o suficiente pra umas chineladas e um mês sem tamagochi e kisuco uva

…..

(em 2023)

@carriemathison4213

Quase perdi o cu de tanto apanhar dos meus pais por conta dessa porra! Kkkkkkkkkkkkkkkk

…..

(em 2023)

@gercinolopes4576

Lembrar que fiz uns 300 reais de ligação. liguei muito pra esse coelho doidão, final do mês me ferrei com meu pai kkk

…..

(em 2024)

@rizonetesouza3453

Nessa época levei uma taca quando chegou a conta de telefone

…………………………………………..

Bom, por aí já se pode tirar algumas conclusões. Uma é que nos anos 90, não havia censura a propagandas. A publicidade infantil era livre, veiculada em qualquer horário e com qualquer apelo comercial, bem como a publicidade para adultos, que passava na televisão aberta sem restrições, ficando facilmente acessível à petizada. Daí que esses caríssimos serviços de Tele-900 fossem alcançáveis pelas crianças, muitas vezes até fazendo os pais se surpreenderem ao verem as cifras na conta telefônica, pois muitos até então nem mesmo sabiam o que eram esses “Tele-Mônica”, “Disque-Pelezinho”, e nunca haviam ouvido falar do tal “Orelhão, o Coelho Malucão”, já que quem ficava em casa e usava o telefone durante o dia eram os filhos.

Outro ponto é como as crianças sempre davam um jeito de usar qualquer telefone, fosse em casa de avó ou de madrinha, em casa de amigos, ou até no trabalho dos pais. A conta chegava para a linha de onde a ligação havia saído, evidentemente, mas se os reais a pagar sobravam para os pais, as surras sobravam para as crianças…

last but not least: as crianças dos anos 90 “sofriam”, realmente. Em vez de punir as apelativas empresas de telecomunicações, que inventavam essas propagandas e ainda enrolavam a petizada dizendo que “iam chamar o personagem em um minuto” (entre outros truques habilmente utilizados para encarecer a conta), os pais apavorados puniam os filhos… Pelo menos, temos aí uma geração inteira que pode rir da tolice de ter feito ligações para o tal do Coelho Malucão, na intenção de passar o tempo, fazer uma farra, ou até amenizar uma vida meio solitária. Pena para o bolso dos pais, hehe! E para o couro de quem cresceu naquela época.

E você, se lembra desses serviços? Já teve que enfrentar alguma má consequência por causa deles? Eu me lembro que havia também serviços para adultos, tele-sexo, não sei se existe ainda ou se era Tele900, mas deviam ser caríssimos, e tenho o palpite que renderam muitas surras, essas não para crianças, mas para adolescentes.

Esses serviços estão no passado, mas puxam uma instigante comparação com o presente. O perigo agora está na internet. E não tem a ver com a conta, mas com o tipo de conteúdo que a garotada frequenta, ou o tipo de pessoa com quem a garotada inexperiente faz contato, ou mesmo com o mero excesso de exposição à internet, que alguns têm como um vício alienante. Até andei pensando em escrever uma história: algum adolescente da turminha anda fazendo coisas indevidas na internet, e os adultos contam como no tempo deles eles faziam presepadas com o Tele900.

Na sequência, vou mostrar mais comentários.

9 ideias sobre “As Surras por Telefone – I

  1. Liam

    Oi, Adolespanko!

    Eu lembro dessas coisas, e lembrei até desse comercial do coelho maluquete. 😁 Mas rapaz, na boa, esse coelho era chatérrimo! Ainda bem, porque assim a gente não sentia a mínima vontade de ligar para ele, o que evitava tarantelas na hora que a fatura telefônica chegava… 😉

    Mas você me fez lembrar de um disk-monstros, uma coisa assim, que também aparecia nos comerciais desse canal de TV. Meu irmão caçula não resistiu e ligou, e eu fiquei escutando na extensão. O tal de vampiro que atendeu o telefonema chamou o meu irmão de “cara de bolacha”, e ele ficou uma arara, kkkkk! Respondeu “Cara de bolacha é você!!!”, e desligou com tudo na cara do “Drácula”. Foi a sorte, porque assim a conta veio com um valor mínimo, e os meus pais só questionaram de onde vinha aquilo, mas não se assustaram com as cifras.

    Os anos 90 deveriam ser levados a laboratório social, mesmo. Estou dizendo que tudo era zoado naquele tempo… 🤭 Como diz um educador parental de quem

    gosto muito: “Naquela década, o bagulho foi lôko!” 😂

    Mas pode contar a verdade: você ligou para aqueles tele-sexo, né não? Tem todo o jeito de ter feito isso, kkkkk! Pode falar, juro que vou não zoar de você! 😉🫶🏻 E o mais avacalhado era que aquelas propagandas de Disk-Fuck passavam em qualquer horário na televisão, até nos intervalos dos desenhos animados, e nós, que éramos criancinhas, víamos tudo (e quem poderia nos impedir de ligar, se estivéssemos a fim?)…

    Beijos!

    Resposta
    1. adolespanko Autor do post

      Olá, Liam!

      Nossa, chamou o seu irmão de cara de bolacha? Não foi muito inteligente, se a intenção era faturar com a ligação rsrs…

      Não, eu nunca liguei para o tele-sexo, e achava ridículo pagar para falar com uma mulher paga para dizer um monte de besteira. Acho que se eu tentasse eu ia rir tanto, que aí ela ia rir também e o clima ficaria todo arruinado rsrs. Se é para fazer isso, meljor ficar no cinco contra um que é de graça.

      Bjs.

      Resposta
      1. Liam

        Oi, Adolespanko!

        Kkkkkkk pode crer, o Drácula que atendeu o meu irmão estava muito mal treinado! 😂😂😂 Vou reconhecer uma coisa: aquela ligação foi uma tentativa de terapia por enfrentamento, pois o meu irmão morria de medo de vampiros. Eu também tive essa fase, porque quando éramos bem pequenininhos, víamos aquela novela chamada Vamp (não sei se você se lembra), e uma parte da abertura nos deixava aterrorizados. Eram aqueles segundos em que o cão virava vampiro, e tudo era mostrado como uma sombra em um muro. Rapaz, aquilo dava muito medo! 😧 Pode rir da nossa cara, mas nós dormíamos com os pescoços cobertos (mesmo no calor que fazia na minha terra), para prevenir mordidas de vampiros… Mas dê um desconto, nós éramos criancinhas! 🤭😉

        Só estava brincando com você, eu não acreditei de verdade que você pudesse ter ligado para algum Disk-Fuck. Principalmente porque você já disse que tem quase a idade da minha mãe, não é isso? Já era bem crescidinho nos anos 90, e com certeza não ia fazer essas besteiras. Quem caía nessas eram os adolescentes, mesmo. Um tio meu, por exemplo, que deu prejuízo nos negócios do meu avô ligando para esses Tele-Punhet@, kkkkkkk! 😆😁🤣

        Mas vou contar uma para você: agora mesmo, depois de ver esse seu texto, mostrei o vídeo do coelho maluquete ao meu filho, e ele achou engraçadíssimo, kkkkk! Agora está falando: “Coelhinho, não: orelhão!!! IÉÉÉÉÉÉÉAH!” 🤣😉 O que será que a molecadinha pensa quando vê essas coisas daquele tempo, né não? Devem achar tudo uma bobeira, kkkkk!

        Beijos!

      2. adolespanko Autor do post

        Olá, Liam!

        As reações das crianças são mesmo uma incógnita. Eu me lembro daquela novela Vamp, mas nunca ia achar que aquela abertura pudesse ser assustadora para crianças. O seu filho achou engraçado o coelho maluquete, talvez por havê-lo julgado muito bobo, mas pode ser que daqui a um ano ele o ache tão chato quanto você o achava no seu tempo.

        Bjs.

      3. Liam

        Oi, Adolespanko!

        A abertura da novela era legal, a música e as danças também. Só aquela parte da sombra do cão virando vampiro é que dava muito medo. E a ideia de que qualquer pessoa ou animal poderia ser um vampiro disfarçado… Já pensou se o seu cachorro um dia vem com aqueles caninos salientes e voa no seu pescoço? Kkkkkk a gente viajava muito! 😂

        O meu filho acha engraçado ver como as coisas eram diferentes quando eu era criança, então ele riu mais da ideia de alguém pegar o telefone para conversar com esse coelho maluco. Hoje ele nem gosta muito de conversar por telefone, já é da geração zap-zap. 😉 Ele também fica bolado de ver como a gente tinha acesso fácil a conteúdos adultos, porque não havia censura nas propagandas, e eu lembro até hoje de assistir aquele tal de Cine Privê da Band com o meu irmão caçula (sempre eu e ele…), com uns filmes bem baixo nível. Isso até a minha mãe dar um flagra e mandar desligar a televisão, e quando perguntamos por que não podíamos ver aquilo, ela respondeu curta e direta: “Porque é putari@!” E agora a gente filtra tudo o que a molecada acessa, controla com quem eles conversam on-line, somos tão cuidadosos, que nem eles mesmos entendem como podíamos ver tanta baixaria e propaganda apelativa no nosso tempo.

        Beijos!

  2. Marcos S.

    Salve, meu amigo!

    Não estive muito ativo muito essa época dos sedutores 0-900, posto que nasci nos anos 70, mas a minha esposa – que é alguns anos mais nova que eu – desenvolveu um medo de telefone por ter visto acidentalmente um VCR do Freddy Krueger tentando dar um beijo de língua na mocinha protagonista através do bocal, rsrs! Ela admite que quando era pequena, sentia medo de colocar o aparelho de telefone na orelha, por causa daquela famosa cena de cinema. Havia muitas lendas urbanas acerca de aparelhos telefônicos na época, até fábulas de vítimas sugadas pelo fio, portanto não é de se espantar que ao mesmo tempo em que fascinasse, o telefone gerasse temor na garotada.

    Granda abraço!

    Resposta
    1. adolespanko Autor do post

      Salve!

      Entendo o medo da sua esposa. O Freddy Kruegger tinha um humor bem sarcástico, e costumava fazer cenas de terror a partir de lances comuns da vida de adolescentes, como falar ao telefone. Há pelo menos uma lenda urbana envolvendo aparelhos telefõnicos que é real: você pode ser atigido por um raio se estiver falando ao telefone durante uma tempestade. Isso porque a rede de fios serve de para-raio, eu até vi a foto de um fone com um furo por onde o raio passou. Mas isso nos antigos telefones com fio.

      Grande abraço!

      Resposta
      1. Marcos S.

        Salve!

        Certamente, meu amigo: foi uma época recheada de lendas urbanas, rsrs! Algumas procedentes, outras bem fantasiosas. A turminha lá de casa era fan desses filmes do Freddy Krueger, sempre assistíamos com as nossas primas quando os adultos nos juntavam na casa de alguém. Mas a minha esposa era pequenininha quando esse icônico personagem fez sucesso, e acabou criando medos por causa dele, rsrs! Não eram filmes para crianças, realmente.

        Recebi por esses dias o compartilhamento de uma mensagem bem nostálgica, falando sobre as “tragédias” de quem viveu a infância ou adolescência na década de 80:

        ” *TRAGÉDIAS DE ANTIGAMENTE…*

        1. Quando as fichas acabavam no meio da ligação feita do orelhão.

        2. A agulha riscava o LP bem na melhor música.

        3. Você datilografava errado a última palavra da página.

        4. E não tinha fita corretiva de máquina de escrever pra consertar.

        5. A fita do Atari não funcionava nem depois de você assoprar.

        6. O locutor falava as horas ou soltava uma vinheta BEM NO MEIO DA MÚSICA que você tinha passado horas esperando pra gravar na fita K7.

        7. E depois o toca-fitas mastigava a fita K7.

        8. O locutor não falava o nome da música quando ela terminava.

        9. E você ficava anos sem saber quem cantava ou como chamava aquela música que você tinha amado.

        10. Alguém fumava dentro do ônibus.

        11. Você tinha que pagar multa por devolver a fita de vídeo VHS pra locadora sem rebobinar.

        12. O Ki-suco vazava da garrafinha da sua lancheira.

        13. E molhava as bisnaguinhas com patê.

        14. Você tirava as letras das músicas em inglês tudo errado.

        15. E depois descobria, no folheto da Fisk, que estava tudo errado mesmo.

        16. Mas já era tarde, pois você já tinha decorado errado (e canta errado até hoje).

        17. Você arranhava com todo cuidado, mas quando levantava o papel via que o bichinho do decalque do Ploc tinha saído sem uma perninha.

        18. A televisão resolvia sair do ar no dia do último capítulo da novela.

        19. E seu pai tinha que subir no telhado pra mexer na antena.

        20. E ele gritava lá de cima “melhorou?”

        21. E você, embaixo, avisava: “melhorou o 5, o 7 e o 9. Piorou o 4, o 11 e o 13”.

        22. E nunca todos os canais ficavam bons ao mesmo tempo.

        23. Chegar à padaria e lembrar que você tinha esquecido o “casco” do refrigerante.

        24. Você descobria que todas as 36 fotos do seu aniversário tinham ficado desfocadas.

        25. E algumas tinham queimado, porque o rebobinador da câmera tava meio enguiçado.

        26. Quando sobrava só o lápis branco da caixa de 36 cores.

        27. Você pensava que ia morrer porque engoliu uma bala Soft.

        Fomos uma geração escolhida a dedo, 

        Para vivermos uma era abençoada e feliz

        .

        Nossa vida era assim. E nem faz tanto tempo assim (35 a 40 anos), mas nossos filhos nem têm ideia do que significa tudo isso. (Nome da autora)”

        Muitas recordações. Decerto esses textos de revisão do passado dão uma edulcorada nas coisas, mas não deixa de ser gostoso lê-los, pois sempre nos fazem lembrar de situações e realidades desconhecidas para a turminha atual.

        Grande abraço!

      2. adolespanko Autor do post

        Salve!

        É verdade. De umas coisas eu tenho saudades, de outras não. Gostava do LP de vinil (e de tanto em tanto tinha que limpar a agulha), das balas Soft e do Ki-Suco. Também do suspense de esperar a revelação para saber com saíram as fotos rsrs. Dispenso ficha de orelhão, TV de tubo e máquina de escrever.

        Grande abraço!

Deixe um comentário